segunda-feira, 17 de outubro de 2016

A SAGA DOS VENCEDORES

NO GALHO DE UMA ÁRVORE no alto da montanha existe um anel cravado de brilhante — é muito belo e sempre servirá nos dedos da mão daquele que o deseja. Todos são fortes candidatos a chegar ao pico dessa montanha e pegar o anel de seus sonhos (uma casa, uma faculdade, uma profissão, o peso ideal...)
         Óbvio! Para chegar até lá é preciso dar os primeiros passos, sabendo que vai encontrar espinhos, cipós, buracos e precipícios e terá como ferramenta para a árdua caminhada apenas a vontade amparada pela persistência.
         Se já deu início à sua caminhada constatou que não é tão fácil! Nos primeiros passos encontrou os indesejáveis obstáculos: um emprego complicado; cursinho fraco; não resistiu e começou a comer massas outra vez; foi para a balada ao invés de estudar para o concurso... — uma recaída!
          Contudo, seu sonho o faz voltar ao caminho. Agora na ribanceira, muito ansioso, você segurou numa moita e deu um impulso para pular etapas —, não queria esperar — mas a moita soltou-se e você caiu. Exagerou no regime e ficou doente; muitas horas sem dormir levaram-no ao estresse.
          Mas você é fera, reage, recupera-se da queda e continua. Apesar de sua vontade férrea e um pouco de aprendizado, surgiu uma tempestade imprevista com água rolando morro abaixo... A crise roubou-lhe o emprego; fez um concurso e foi reprovado; não passou no vestibular; voltou a comer muito. O mundo desaba sem piedade sobre você.
           Os fracassos somados querem esmagá-lo. Você chora no silêncio das madrugadas mal dormidas, mas a vontade de apanhar o anel de seu sonho ainda não mudou nada. Ele o espera lá em cima, bem no alto, embora lhe pareça muito distante, algo além de sua capacidade.
              Então decide mudar de atitude, resolveu redefinir melhor o foco, enxergá-lo com mais precisão, isso ilumina a paisagem e faz fortalecer a confiança em si mesmo.                   Em pouco tempo surge a possibilidade de ser promovido no emprego; estuda com mais garra; começa a emagrecer...
              A subida fica cada vez mais íngreme e escorregadia, entretanto as derrotas deixaram-no preparado, mais resistente e forte. Aprendera a caminhar em matas fechadas e a se defender de serpentes venenosas.
              Transpirando, sofrendo todo tipo de contratempo, lá vai você em busca do anel de seu sonho.
               Até que chega um momento em que ninguém e nada pode segurá-lo, vai em frente com toda garra e, enfim, se vê no alto da montanha tão sonhada. Corre em direção à árvore, (passou no concurso; entrou na faculdade; alcançou e peso ideal, comprou uma casa...) tira o anel do galho e contempla-o. Sorri, emociona-se. Sobe na copa da árvore, enxerga a ladeira e a trilha que você abriu na mata. Volta a olhar para o anel e percebe que ele não é mais belo do que caminhada que você fez.


Jorge Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário